Palavra do Presidente

Palavra do Presidente - N° 02 - Abril/2020

Resende-RJ, 30 de Abril de 2020

Prezado Filiado,

 

Estamos vivendo um cenário que nunca tínhamos passado antes, tudo é novo e a cada dia surge uma nova informação, uma nova determinação e uma nova medida a ser tomada. Como Presidente, estou atento a tudo o que está acontecendo no mundo, no Brasil e mais especificamente na região de Resende.

O Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia entende a importância de se preservar vidas e proteger a população e os grupos de risco diante do avanço do Covid-19 em Resende e Itatiaia. No entanto, temos reivindicado e cobrado das autoridades municipais, a adoção de medidas urgentes que promovam a sobrevivência das empresas lojistas, bem como, promova o planejamento de forma organizada da retomada das atividades econômicas de forma cautelosa e da reabertura do comercio gradualmente, vão sendo anunciadas medidas e planos.

No entanto, mesmo neste momento ainda muito difícil para o sindicalismo e para toda a sociedade brasileira, é preciso ter coragem, acreditar que dias melhores virão e partir para novas ações.

 

Nosso projeto é fazer com que os associados compartilhem das ideias e soluções, que tenham voz. Essas ações farão parte de um Planejamento Estratégico que irá mapear todas as demandas dos associados e do comércio: “Vamos unir esforços e traçar objetivos para serem alcançados”. Os serviços de Medicina do Trabalho e Assessoria Jurídica, que já existem, serão ampliados. Reforçaremos a parcerias com palestras e cursos, além de novas soluções tecnológicas para oferecer aos associados, como Certificação Digital. “A partir do Planejamento Estratégico, mais projetos e ações vão surgir, fortalecendo ainda mais nosso comércio!

Também ressaltamos que os associados Sicomércio possuem exames médicos (ASOS) gratuitos pelo Sindicato e a nossa assistência jurídica está à disposição dos mesmos.

 

No âmbito trabalhista realizamos nas últimas semanas reuniões de negociações à CCT 2020-2022, onde discutiram a pauta de reivindicações e estratégias para as tratativas necessárias durante as negociações junto os representantes do Sindicato Patronal e do Sindicato dos Empregados, que, no entanto, o sindicato dos empregados mostrou-se sensível as reivindicações e o aprofundamento das discussões em andamento.

Vale lembrar que nossa equipe está à disposição de todos os filiados para retirar dúvidas e orientá-los da melhor maneira possível e, lembro também da importância de seguir nossas redes sociais e nos informar sobre qualquer alteração de e-mail ou telefone de contato, para que possam receber nossas orientações e informações em tempo real.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco pelo telefone fixo (24) 3355-3278 ou pelo celular (24) 99289-8180 que também atende no WhatsApp.

Atenciosamente.

     

Alberto Glen Halpern
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 04 - Outubro/2019

Prezado Filiado,

Mais um ano se encaminhando para sua reta final.

No último trimestre, o Sicomércio pôde dar sua contribuição para o Mega Domingo de Compras realizado no dia 07 de julho de 2019 e foi um grande sucesso. Estamos junto com os lojistas de Campos Elíseos preparando algo mais até o final do ano para alavancar ainda mais nossas vendas.

Dando continuidade à nossa grade de cursos, estaremos realizando, no dia 29 de outubro em nossa sede a palestra: Gestão Financeira para Empresários. Participe!!! Entre em contato com o Sicomércio através dos telefones: (24) 3355-3278, (24)99289-8180 ou ainda pelo e-mail: sicomercio@sicomercioresende.org.br.

Chegando o Natal. Período de grande importância para os comerciantes da região.

Portanto, não deixe de garantir que sua empresa esteja em dia com suas obrigações. Vale lembrar a importância de enviar, dentro do prazo, o formulário necessário para que sua empresa possa tirar o melhor proveito dos feriados de novembro e  horários especiais disponíveis para o mês de Dezembro. Este se encontra em nosso site http://sicomercioresende.org.br assim como a tabela completa com os horários.

Você está recebendo junto a carta seu boleto de trimestralidade que vence no próximo dia 05/11. Para sua melhor comodidade, acesse o link: https://app.higestor.com.br/portal/financeiro

Unidos somos fortes!

      

Alberto Glenn Halpern
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 03 - Julho/2019

Prezado Filiado,

Se encerra o primeiro semestre do ano e como todos já sabem, com a nova diretoria também vieram muitas novidades para os nossos filiados. O retorno de nossa grade de cursos é uma delas. Realizamos gratuitamente o Liderança Workshop no dia 25 de junho, exclusivo para empresas filiadas e seus representantes e já estamos trabalhando em parceria com o Sebrae e com nossos novos parceiros para a realização dos próximos eventos e cursos, por tanto, fiquem atentos as nossas redes sociais. Temos também, o prazer de anunciar nossas novas parcerias comerciais com as empresas: Rádio Adore FM, SegFire, SulAmérica Seguros de Viagem, E-Fiscal e o Cemitério Park Recanto do Vale, que passam a oferecer serviços com preços diferenciados para todos os nossos filiados.

Vale lembrar que nossa equipe está à disposição de todos os filiados para retirar dúvidas e orientá-los da melhor maneira possível e, lembro também da importância de seguir nossas redes sociais e nos informar sobre qualquer alteração de e-mail ou telefone de contato, para que possam receber nossas orientações e informações em tempo real.

Com a certeza de estar sempre buscando um melhor comércio para empregador, empregado e consumidor, seguiremos nosso trabalho com as portas sempre abertas para ouvir sugestões e opiniões que venham para o bem de todos.

Unidos somos fortes!

      

Alberto Glenn Halpern
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 01 - Janeiro/2019

Prezado Filiado,

Adentramos em 2019 com a sensação de dever cumprido.

O sucesso nas negociações para a implantação da CCT 2018-2020 e seus Aditivos foram de longe uma das maiores conquistas de 2018. O início do processo de filiação ao sistema Fecomércio-RJ e as novas parcerias com prestadores de serviços fechadas por nossa equipe no decorrer do ano, também são exemplos de melhorias para a categoria do comércio varejista. As empresas agora podem aderir ao Intervalo de 30min para refeição e negociar Contratos de Trabalho em Tempo Parcial e Intermitente assim como outros benefícios e mudanças que foram apresentados no decorrer do ano anterior, mediante o preenchimento dos formulários retirados em nosso site.

Vale ressaltar que a adoção das cláusulas presentes na CCT 2018-2020 depende de autorização prévia dos Sindicatos convenentes, por intermédio de formulário próprio, disponível no site: sicomercioresende.org.br/convencoes-coletivas/, sob pena de nulidade.

Nossos Filiados agora contam com um serviço personalizado de Assessoria Contábil, onde poderão sanar suas dúvidas e aprender a se comunicar melhor com sua contabilidade. Estamos também reformando toda a nossa sede administrativa, para melhor receber e atender nossos associados.

Informamos ainda que, a guia de contribuição sindical, que passou a ser opcional desde 2017, já está disponível para emissão e pagamento. As empresas de contabilidade que se interessarem podem baixar a guia de recolhimento já calculada conforme a tabela para seus clientes direto do Portal do Associado em nosso site através do link: http://sicomercioresende.org.br/contribuicoes-e-boletos/. O pagamento da guia contribui para que possamos dar continuidade em nossas atividades, oferecendo serviços de qualidade para melhorar ainda mais o dia a dia de nossos Filiados. Contamos com o seu apoio!

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco pelo telefone fixo (24) 3355-3278 ou pelo celular (24) 99289-8180 que também atende no whatsapp.

E assim seguimos, com união, transparência e inovação, buscando sempre tornar melhor o dia a dia de nossos filiados.

Unidos somos fortes!

André Luis Amendola da Silva
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 04 - Outubro/2018

Prezado Filiado,

Entramos na reta final do ano de 2018 e até o presente momento obtivemos conquistas consideráveis.

Nas últimas reuniões discutimos novos aditivos à CCT 2018-2020, onde os representantes do Sindicato Patronal e do Sindicato dos Empregados puderam votar novas cláusulas que possibilitarão os Contratos de Trabalho Parcial e Intermitente pelas empresas.

Foram abordados também alguns temas como, Jornada de Trabalho (Duração, Horário e intervalo para refeições) permitindo que as empresas possam ter horários de almoço a partir de 30 minutos, e o Dia do Comerciário – que passa ser cedido aos funcionários no dia de seu aniversário evitando que os comerciantes tenham que fechar suas portas por mais um dia no ano.

É chegado o trimestre de Natal. Período de grande importância para os comerciantes da região.

Por tanto, não deixe de garantir que sua empresa esteja em dia com suas obrigações. Vale lembrar a importância de enviar, dentro do prazo, o formulário necessário para que sua empresa possa tirar o melhor proveito dos horários especiais disponíveis para o mês de Dezembro.

O mesmo se encontra em nosso site http://sicomercioresende.org.br assim como a tabela completa com os horários.

Teremos pela frente mais 5 feriados antes que o ano de 2018 se encerre. Fiquem por dentro das datas oficiais em nosso site ou acompanhe em nossas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/sicomercioresendeoficial

Instagram: https://www.instagram.com/sicomercioresendeoficial

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco pelo telefone fixo (24) 3355-3278 ou pelo celular (24) 99289-8180 que também atende no whatsapp.

E assim seguimos, com união, transparência e inovação, buscando sempre tornar melhor o dia a dia de nossos filiados.

Unidos somos fortes!

André Luis Amendola da Silva
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 03 - Julho/2018

Prezado Filiado,

Estamos na metade de 2018 e já podemos comemorar grandes conquistas para nossa categoria, com destaque para a abertura do nosso processo de filiação ao sistema Fecomércio-RJ, que nos trará imensos benefícios nas áreas de capacitação e infraestrutura. Um sonho antigo que, com a sua participação e votação na nossa última Assembleia Geral, pode se tornar realidade. E o primeiro fruto desta parceria já poderá ser colhido em agosto, com a palestra sobre o eSocial, evento GRATUITO visando orientar e tirar dúvidas dos empresários sobre o novo sistema obrigatório de gestão e informação das relações trabalhistas. A palestra será no dia 06/08, às 19:00 no SENAC Resende, e é totalmente GRATUITA, não perca esta oportunidade e participe!

Na última assembleia também discutimos os aditivos à CCT dos farmacêuticos, onde os representantes de farmácias puderam votar termos como piso salarial e novos modelos de contrato de trabalho, que permitirão a flexibilização das contratações e a entrada de novos profissionais no mercado. Mais um avanço decidido em conjunto, onde a sua participação foi imprescindível para o exercício da democracia.

E antes de encerrar, mais uma novidade: no intuito de modernizar nossas práticas e de proporcionar maior conforto e comodidade a nossos filiados, informamos que a partir da próxima trimestralidade (agosto, setembro e outubro), todos os nossos boletos serão enviados exclusivamente por e-mail. Entraremos em contato em breve para confirmar seu e-mail de contato, mas você pode nos ajudar enviando seu e-mail de contato para sicomercio@sicomercioresende.org.br e adicionando este e-mail aos seus contatos, evitando assim que nossos comunicados caiam em sua caixa de spam. Desta forma, promoveremos uma comunicação mais eficiente e ainda diminuímos o uso de papel, contribuindo para um ambiente mais sustentável. Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco pelo telefone fixo (24) 3355-3278 ou pelo celular (24) 99289-8180 que também atende no whatsapp.

E assim seguimos, com união, transparência e inovação, buscando sempre tornar melhor o dia a dia de nossos filiados.

Unidos somos fortes!

André Luis Amendola da Silva
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 02 - Abril/2018

Prezado Filiado,

Em meio a tantos acontecimentos importantes no país, chegamos ao fim do primeiro trimestre de 2018 e, mais uma vez, venho apresentar os resultados e projeções do nosso trabalho.

De início gostaria de trazer a vocês uma grande novidade, fruto da parceria entre Sicomércio, CDL, Sebrae, SICOOB e CRC: o Calendário Único de Capacitação – projeto que visa unificar e integrar o quadro de capacitação destas entidades, tornando o processo didático mais dinâmico, objetivo e eficiente para os associados e seus colaboradores. Os cursos serão complementares, ou seja, cada entidade abordará o tema de sua pertinência, gerando ao fim do curso profissionais capacitados nas mais diversas áreas empresariais e ainda há a previsão de entrada de mais entidades neste projeto. Fiquem atentos aos nossos comunicados e não percam nenhuma oportunidade, serão temas realmente importantes para as rotinas empresariais.

Tivemos também nesse início de ano uma boa notícia: a derrubada do veto presidencial ao REFIS – Programa de Refinanciamento de Dívidas Fiscais das Micro e Pequenas Empresas. Nós acompanhamos a tramitação da votação no congresso e enviamos ofício aos Senadores eleitos pelo estado do Rio de Janeiro, solicitando que comparecessem à votação e votassem pela derrubada do veto, o que aconteceu por unanimidade. Agora, empresas optantes pelo Simples Nacional com débitos vencidos até novembro de 2017 poderão ter as mesmas vantagens na negociação de débitos fiscais que as grandes empresas. Para saber mais sobre como aproveitar esta oportunidade, leia a matéria que fizemos em nosso site: https://goo.gl/p2fV86.

Como já informamos em nossos meios oficiais de comunicação, as tratativas para a CCT 2018/2019 foram encerradas, devido a indisponibilidade de negociação por parte do Sindicato dos Empregados (Veja o comunicado oficial na íntegra: https://goo.gl/TNMnYg). Com esse desfecho, não haverá CCT para o período 2018/2019 e oriento a todos os empresários que sigam estritamente a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), incluindo a adequação dos salários de seus funcionários ao piso estadual da categoria (R$1.237,33), retroativo ao dia 01/03/2018. Caso o salário do funcionário seja superior a este valor, a possibilidade de aumento é facultada a livre negociação entre patrão e funcionário, desde que não haja redução no valor já praticado e, mais importante, estejam cientes de que não há obrigação em realizar qualquer tipo de acordo com o Sindicato dos Funcionários, mas optando por fazê-lo, não homologar sem antes se consultar conosco (sem qualquer custo ou taxa).

Para finalizar, informo que nossa equipe está à disposição de todos os filiados para retirar dúvidas e orientá-los da melhor maneira possível e, lembro também da importância de seguir nossas redes sociais e nos informar sobre qualquer alteração de e-mail ou telefone de contato, para que possam receber nossas orientações e informações em tempo real.

Com a certeza de estar sempre buscando um melhor comércio para empregador, empregado e consumidor, seguiremos nosso trabalho com as portas sempre abertaspara ouvir sugestões e opiniões que venham para o bem de todos.

Unidos somos fortes!

André Luis Amendola
Presidente – Sicomércio Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 01 - Janeiro/2018

Prezado Filiado,

Inicio esta carta fazendo uma breve retrospectiva do ano de 2017, onde adotamos medidas administrativas e jurídicas importantes para a proteção da categoria do comércio varejista, bem como realizamos inúmeras palestras e capacitações em pareceria com o CRC, SEBRAE e CDL, culminando com a palestra magna ministrada pelo Dr. Luiz Nelcy Pires Caravieri de Souza – Juiz do Trabalho – sobre a reforma trabalhista, realizada no teatro do Colégio Salesiano. Para 2018, reforçamos nosso compromisso de continuar trabalhando para defender os seus interesses e nos colocamos à disposição para ouvir qualquer sugestão ou opinião que nos apoie nesse sentido.

Em janeiro o tópico principal é a Contribuição Sindical que, conforme a reforma trabalhista aprovada em 2017, passa a ser opcional, porém é de extrema importância para que os bons sindicatos, aqueles que realmente trabalham em prol de seus filiados, possam manter suas atividades. No nosso caso, o pagamento da Contribuição Sindical somado ao pagamento em dia da Trimestralidade, garante aos filiados: representação jurídica gratuita em ações trabalhistas (1 por ano), consultoria gratuita e ilimitada sobre dúvidas trabalhistas, 4 realizações de ASO’s gratuitas por mês, além de lutar nas esferas jurídica, política e econômica pelos interesses dos comerciantes do varejo. Contamos com o seu apoio!

Informamos ainda que, desde de o fim do ano passado, está disponível aos filiados uma nova categoria de filiação, o Grupo Econômico. Esta novidade, permitirá o agrupamento de empresas com o quadro societário similar como uma única empresa filiada ao sindicato, gerando uma economia financeira significativa e mais praticidade para filiados que possuem redes e empresas complementares. Caso tenha alguma dúvida ou queira enquadrar suas empresas no Grupo Econômico, basta entrar em contato conosco.

Mais uma vez ressaltamos que observem a recomendação do Ministério Público do Trabalho para que não façam nenhum desconto na folha salarial de seus funcionários, nem mesmo realizem qualquer repasse ao Sindicato dos Funcionários sem que haja autorização prévia por escrito por parte do empregado. A medida é válida para qualquer taxa, contribuição ou mensalidade, sob pena de responsabilidade pelos prejuízos e descontos não autorizados dos trabalhadores. Converse com seu contador, garanta o cumprimento da medida e em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Mais detalhes sobre a determinação do MPT, acesse: http://bit.ly/oficio55

Informamos ainda que o Ministério do Trabalho está realizando fiscalização nas empresas da região e, infelizmente, estão havendo interpretações equivocadas sobre o piso salarial do comércio, que continua R$1091,12. Caso a sua empresa receba qualquer notificação sobre o referido tema, pedimos que encaminhe imediatamente para o Sicomércio para que façamos a defesa administrativa e judicial. Esse é mais um dos benefícios de pertencer a um sindicato ativo e que realmente trabalha em prol de seus filiados.

Antes de encerrar, informamos que, em breve, o acesso a informações e orientações em nosso site será garantido apenas para filiados em dia com o Sicomércio. Essa é uma forma de valorizar ainda mais quem acredita em nosso trabalho e nos permitirá uma aproximação ainda maior com as empresas filiadas, além de garantir um atendimento mais rápido e personalizado.

Junte-se a nós, estamos de portas abertas. Unidos somos fortes!

Atenciosamente,

André Luis Amendola
Presidente – Sicomércio Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 2 - Outubro/2017

Prezado Associado,

Bate-nos a porta uma reforma das relações de trabalho que visa “flexibilizar” um pouco as arcaicas leis trabalhistas consolidadas na CLT. Para tanto é necessário que fiquemos atentos as mudanças, pois da mesma forma que traz benefícios as empresas e trabalhadores também traz multas pesadas a quem descumprir algumas de suas exigências.

Já realizamos algumas palestras sobre o E-social e a própria reforma trabalhista em parceria com a CDL e o CRC. Porém no dia 07/11/17 teremos uma Palestra magna e Mesa Redonda com o Juiz do Trabalho de Resende e Itatiaia, que nos trará as mudanças sob a ótica da Justiça do Trabalho e como as empresas devem agir a partir da aprovação das mesmas. O Evento começara as 19:15e após será servido um pequeno coquetel. Em anexo a essa carta e boleto segue o convite do mesmo.

É de extrema importância a participação do EMPRESÁRIO neste evento, pois queremos desta forma prepará-los e evitar que tenham prejuízos em suas empresas.

Outra novidade é a aproximação do CRC – Delegacia de Resende com o nosso sindicato. O CRC é o Conselho dos Contadores que já notaram a mudança de postura do nosso sindicato, sempre pautando suas decisões de deliberações na legalidade. Desta forma Sicomércio, CDL e CRC estão unindo forças para mantermos nossos empresários e contadores na vanguarda das informações pertinentes.

Realizamos neste mês Assembleia Geral para as empresas do ramo de Farmácia a fim de firmar CCT com o Sindicato dos Farmacêuticos. A proposta já foi enviada e aguarda apenas a assinatura dos presidentes.

Também ressaltamos que os associados Sicomércio possuem exames médicos (ASOS) gratuitos pelo Sindicato e a nossa assistência jurídica está à disposição dos mesmos.

Outro assunto importante é que o Sicomércio ajuizou uma ação na Justiça com obrigação de fazer devido a recusa do Sindicato dos Empregados de homologar rescisões, uma vez que não facultado a eles esse direito. Quem quiser maiores detalhes peço que entre em contato com o Sicomércio.

Acompanhem nossas ações no site: www.sicomercioresende.org.br

Para finalizar, cabe-nos informar que o piso da categoria continuará até a próxima CCT de 2018 (se houver) R$: 1.091,12. Qualquer valor pago a mais para o funcionário é mera deliberação do empresário. Se estiver em dúvida entre em contato conosco;

Junte-se a nós, estamos de portas abertas. Unidos somos fortes!

Atenciosamente,

André Luis Amendola
Presidente – Sicomércio Resende e Itatiaia

Palavra do Presidente - Nº 1 - Julho/2017

Prezado Associado,

Completamos 12 meses a frente do Sicomércio. Tem sido um grande desafio para mim e todos os voluntários que participam da diretoria dessa entidade tão importante e decisiva para as nossas Empresas. Quando me perguntam qual a diferença do Sicomércio em relação às outras entidades representativas, sempre digo: As decisões tomadas em nossas assembléias influenciam diretamente o “bolso das empresas”, tem caráter de legalidade, regulam as relações de trabalho e possuem fundamentação jurídica.

Estamos fazendo grandes esforços internos, dos quais posso citar: Reformulação da equipe de funcionários, informatização plena da entidade, digitalização de todos os documentos, novos prestadores de serviços, reuniões de diretoria toda a semana com a possibilidade de presença dos associados que desejarem participar, convocações de assembléias gerais amplamente divulgadas para a tomada de decisões e finalmente fizemos a escritura da sede da entidade. Ainda esse mês será publicado o balanço patrimonial de 2016 em nosso site. Ainda temos muito por fazer, porém algumas ações já estão marcando nossa forma de atuação, como:

  1. Somos digitais, criamos o facebook da entidade e um novo portal na internet: sicomercioresende.org.br, com notícias importantes e todas as nossas publicações e os nossos serviços;
  2. programa de capacitação que estamos realizando em parceria com a CDL, Aproximadamente 20 cursos no primeiro semestre de 2017. Em breve divulgaremos a nova grade do segundo semestre;
  3. Apoiamos a abertura das lojas no dia 15 – Corpus Christi, data essa que não é feriado nacional, estadual ou municipal (em Resende) e sempre foi erroneamente tratada como tal, gerando prejuízo do fechamento indevido dos comércios e taxas e passivos indevidos as empresas que trabalhavam neste dia. As empresas que abriram tiveram bons resultados de venda;
  4. Participamos do planejamento e patrocínio do MEGA DOMINGO DE COMPRAS, junto com a CDL, que foi um sucesso em sua primeira edição no bairro Campos Elíseos e terá novas edições em outros bairros de Resende e também no município de Itatiaia;
  5. Quanto aos nossos serviços é importante ressaltar que o nosso setor jurídico está à disposição para atendimento às segundas-feiras em nossa sede (mediante agendamento). Conheça melhor em nosso site.

Para finalizar, cabe-nos informar que a decisão da primeira assembléia, que foi ratificada na segunda assembléia geral, de conceder aumento de 4.69% aos funcionários que recebem o piso, NÃO FOI ACEITA pelo Sindicato dos Empregados. Dessa forma o piso da categoria continuará até a próxima CCT de 2018 (se houver) R$: 1.091,12. Qualquer valor pago a mais para o funcionário é mera deliberação do empresário ou erro de sua contabilidade. Se estiver em dúvida entre em contato conosco;

Junte-se a nós, estamos de portas abertas. Unidos somos fortes!

Atenciosamente,

André Luis Amendola
Presidente – Sicomércio Resende e Itatiaia

Prezado Filiado,

Em meio a tantas mudanças e acontecimentos importantes em nossa região, chegamos ao fim do primeiro trimestre de 2019 e com ele se aproxima o fim de meu mandato como presidente do Sicomércio. Como muitos de vocês já sabem, durante a realização de nossa Assembleia Geral, no dia 25 de março, uma nova chapa de diretoria foi eleita para o triênio de 2019-2022. Aproveito o momento para mais uma vez parabenizar nosso filiado, Alberto Glenn Halpern, que teve sua chapa eleita em votação na assembleia e assumirá o posto de presidente do Sicomércio Resende e Itatiaia no próximo mês. Você pode conhecer os membros da nova diretoria eleita através da imagem em anexo no final desta carta. Outros assuntos de plena importância para o comercio também foram abordados, como por exemplo a Discussão e aprovação do novo estatuto do Sindicato, Eleição da nova chapa de Diretoria para o Triênio de 2019-2022, aprovação da proposta de aditamento à convenção coletiva em vigor, com aprovação de cláusulas financeiras de reajuste e piso salarial a partir de 01 de março de 2019, Discussão e aprovação de proposta de convenção coletiva, concordar ou discordar de Dissídio Coletivo de Trabalho. Através disso, as empresas Filiadas participantes puderam mais uma vez agir lado a lado com o Sicomércio em busca de melhorias e mudanças para a classe no município de Resende. No dia 01 de abril foi realizada uma nova reunião entre o Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia e o Sindicato dos Empregados no Comércio, visando a continuidade das negociações do piso salarial de 2019. Nenhum acordo foi feito até o presente momento, o que mantem em aberto as negociações. Recomendamos que, durante esse período, nossos Filiados utilizem como salário base o novo piso estadual, no valor de R$: 1.283,73.

Para finalizar, gostaria de agradecer primeiramente a você, nosso Filiado, e a toda a Diretoria do Sicomércio por ajudar a tonar possível a realização de tantos projetos, entre eles a implantação da CCT 2018-2020 e seus Aditivos além da criação de um novo estatuto. Agradeço também a toda a equipe do Sicomércio que sempre esteve ao meu lado durante os últimos 3 anos, auxiliando na realização de novos cursos de capacitação e palestras voltadas ao empresário, buscando novas parcerias com prestadores de serviços e acompanhando de perto a reforma de nossas instalações, visando melhor atender nossos Filiados.

Vale lembrar que nossa equipe está à disposição de todos os filiados para retirar dúvidas e orientá-los da melhor maneira possível e, lembro também da importância de seguir nossas redes sociais e nos informar sobre qualquer alteração de e-mail ou telefone de contato, para que possam receber nossas orientações e informações em tempo real.

Com a certeza de estar sempre buscando um melhor comércio para empregador, empregado e consumidor, seguiremos nosso trabalho com as portas sempre abertas para ouvir sugestões e opiniões que venham para o bem de todos.

Unidos somos fortes!

              

André Luis Amendola da Silva
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia