Palavra do Presidente

Palavra do Presidente - Nº 1 - Janeiro/2018

Prezado Filiado,

Inicio esta carta fazendo uma breve retrospectiva do ano de 2017, onde adotamos medidas administrativas e jurídicas importantes para a proteção da categoria do comércio varejista, bem como realizamos inúmeras palestras e capacitações em pareceria com o CRC, SEBRAE e CDL, culminando com a palestra magna ministrada pelo Dr. Luiz Nelcy Pires Caravieri de Souza – Juiz do Trabalho - sobre a reforma trabalhista, realizada no teatro do Colégio Salesiano. Para 2018, reforçamos nosso compromisso de continuar trabalhando para defender os seus interesses e nos colocamos à disposição para ouvir qualquer sugestão ou opinião que nos apoie nesse sentido

Em janeiro o tópico principal é a Contribuição Sindical que, conforme a reforma trabalhista aprovada em 2017, passa a ser opcional, porém é de extrema importância para que os bons sindicatos, aqueles que realmente trabalham em prol de seus filiados, possam manter suas atividades. No nosso caso, o pagamento da Contribuição Sindical somado ao pagamento em dia da Trimestralidade, garante aos filiados: representação jurídica gratuita em ações trabalhistas (1 por ano), consultoria gratuita e ilimitada sobre dúvidas trabalhistas, 4 realizações de ASO’s gratuitas por mês, além de lutar nas esferas jurídica, política e econômica pelos interesses dos comerciantes do varejo. Contamos com o seu apoio!

Informamos ainda que, desde de o fim do ano passado, está disponível aos filiados uma nova categoria de filiação, o Grupo Econômico. Esta novidade, permitirá o agrupamento de empresas com o quadro societário similar como uma única empresa filiada ao sindicato, gerando uma economia financeira significativa e mais praticidade para filiados que possuem redes e empresas complementares. Caso tenha alguma dúvida ou queira enquadrar suas empresas no Grupo Econômico, basta entrar em contato conosco.

Mais uma vez ressaltamos que observem a recomendação do Ministério Público do Trabalho para que não façam nenhum desconto na folha salarial de seus funcionários, nem mesmo realizem qualquer repasse ao Sindicato dos Funcionários sem que haja autorização prévia por escrito por parte do empregado. A medida é válida para qualquer taxa, contribuição ou mensalidade, sob pena de responsabilidade pelos prejuízos e descontos não autorizados dos trabalhadores. Converse com seu contador, garanta o cumprimento da medida e em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Mais detalhes sobre a determinação do MPT, acesse: http://bit.ly/oficio55

Informamos ainda que o Ministério do Trabalho está realizando fiscalização nas empresas da região e, infelizmente, estão havendo interpretações equivocadas sobre o piso salarial do comércio, que continua R$1091,12. Caso a sua empresa receba qualquer notificação sobre o referido tema, pedimos que encaminhe imediatamente para o Sicomércio para que façamos a defesa administrativa e judicial. Esse é mais um dos benefícios de pertencer a um sindicato ativo e que realmente trabalha em prol de seus filiados.

Antes de encerrar, informamos que, em breve, o acesso a informações e orientações em nosso site será garantido apenas para filiados em dia com o Sicomércio. Essa é uma forma de valorizar ainda mais quem acredita em nosso trabalho e nos permitirá uma aproximação ainda maior com as empresas filiadas, além de garantir um atendimento mais rápido e personalizado.

Junte-se a nós, estamos de portas abertas. Unidos somos fortes!

Atenciosamente,

André Luis Amendola
Presidente – Sicomércio Resende e Itatiaia

F icon.svg linkedin 512


Sicomércio Resende e Itatiaia

Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia
Av. Marechal Castelo Branco, nº 355, Edifício CDL - sala 703 - Jardim Tropical
Resende/RJ - CEP: 27541-220
CNPJ: 39.196.472/0001-05 - Código da entidade sindical: 000.111.05136-3
Telefone: +55 (24) 3355 3278 / (24) 9 9289 8180 - Seg - Sex 9:00 - 18:00h





Criação e desenvolvimento:

white horizontal menor