Saúde e Segurança do Trabalho

O eSocial para SST (Segurança e Saúde do Trabalhador) está em vigor desde janeiro 2022. A partir de janeiro deste ano começam a ser cobradas as multas e aplicadas penalidades para empresas que não estiverem regularizadas no eSocial. Todo empregador, inclusive Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) são obrigadas a enviar os eventos relativos a SST ao eSocial.

Para tanto é necessário que fiquemos atentos as mudanças, pois os eventos relacionados à Saúde e Segurança no Trabalho a serem enviados no eSocial SST têm como principal objetivo substituir os formulários usados até então para emissão PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), por exemplo.

Os eventos relativos a SST (fase 4) são os seguintes:

• S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho: É utilizado para comunicar acidente de trabalho (CAT)) pelo declarante, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais.

S-2220 Monitoramento da saúde do trabalhador: Informações relativas ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e seus exames complementares.

• S-2240 Condições Ambientais do Trabalho: Agentes Nocivos: informações da exposição do trabalhador aos agentes nocivos. Devem ser informados: local de trabalho, exercício de atividade com exposição a risco, Equipamento de Proteção Individual (EPI), lista de produtos, limite de tolerância, descrição das atividades desempenhadas, responsável pelos registros ambientais (profissional que elabora o LTCAT), etc.

O Sicomércio traz benefícios de novas parcerias com as empresas especializadas em serviço completo de SESMT(Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), com profissionais capacitados, gerenciamento e controle personalizado para sua empresa, atendimento médico ocupacional e a elaboração dos programas de segurança do trabalho obrigatórios por lei, dentre eles o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Laudo Técnico das Condições de Trabalho (LTCAT) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com preços diferenciados para os nossos  associados. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você para agendar um orçamento.

Outros Serviços

SulAmérica
VIAGEM? COM A SULAMÉRICA É MAIS SEGURO...
Formulários
Nesta área ficam disponibilizados os modelos de formulários de Banco de Horas, Alteração de Descanso...
Exames (ASOs)
As empresas filiadas ao Sicomércio possuem BENEFÍCIOS na emissão dos ASO’s (Atestado de Saúde Ocupacional),...